Pneumonia é o que acontece quando a proteção aos pulmões falha.
As vias respiratórias são revestidas por uma membrana mucosa de células ciliadas que formam uma espécie de tapetinho ondulante, que vai desde as narinas até os brônquios, agarra os indesejáveis e os leva porta afora. A tosse e os espirros colaboram nesse processo de expulsão. E se ainda assim um audacioso microbinho chegar à área dos alvéolos pulmonares, encontrará muitas células macrófagas, a turma faminta do nosso sistema de defesa, prontas a devorá-lo sem dó.
Entretanto, em pessoas fragilizadas, física ou emocionalmente, ou em situação de vulnerabilidade a frio, calor, umidade ou secura excessivos, as bactérias e os fungos podem prevalecer e provocar pneumonia.
Mas não só. Também são cotidianas as pneumonias causadas pelo ciclo das larvas de lombrigas (Ascaris lumbricoides) e outros helmintos, como estrongilóides (Strongyloides stercoralis) e ancilóstomos (Necatur americanus). Escreve o médico patologista clínico Gilberto Angel M., na revista Colombia Médica 1996; 27: 52:
“Não são raros os casos de paciente que se hospitaliza por infiltração pulmonar difusa, eosinofilia progressiva, tosse, adinamia, febrículas irregulares e persistentes, sombras radiológicas nodulares; faz biópsia pulmonar, punção medular para esclarecer a eosinofilia progressiva, e até juntas médicas são convocadas – quando na realidade se trata de um simples granuloma pulmonar transitório produzido por parasitas (Necator, Ascaris, Estrongyloides), num quadro denominado síndrome de Loefler.
“Se nos lembrássemos do granuloma parasitário e do ciclo evolutivo do parasita, economizaríamos problemas de diagnóstico e teríamos com mais rapidez o bem-estar do paciente.
“Deve-se pensar sempre na etiologia da doença infecciosa, antes de embarcar em diagnósticos difíceis que nem sempre se confirmam, por não levar-se em conta que as doenças infecciosas são os mais comuns de todos os quadros de doença.”
Os sintomas da pneumonia em geral aparecem de repente: febre, tosse, catarro, calafrios, dor no peito, falta de ar, respiração curta. Também podem estar presentes os sintomas da gripe e do resfriado, como dor de cabeça, dor de garganta, espirros e nariz escorrendo. Mas a pneumonia também pode começar assintomática.
O diagnóstico é feito por raio x ou tomografia do tórax, exame de sangue e de escarro. Um procedimento cuidadoso é importante para verificar a possibilidade de tuberculose pulmonar ou a presença de parasitas grandes.
Desenhos de Eva Furnari
Não tem PayPal? Veja outras opções de compra em nossa loja:
#soniahirsch #Atchiiim! #evafurnari
Comments