ninfa e fauno
livros de sonia hirsch BLOG | EXTRAS | CONTATO | COMPRAR | HOME
 
newton Montenegro de Lima

Newton Montenegro de Lima
por Arísio Rabin

Nascido no Rio em 1946, formado pela ESDI, Newton era, aos olhos e ouvidos dos amigos de todas as idades, colegas e alunos, um fenômeno, com fortes características: sólida base literária e científica, curiosidade, sensibilidade, liberdade; e um mundo de interesses (culinária, saúde, matemática, arquitetura, fotografia, cinema, política, literatura, automóveis, riqueza, pobreza).

O design gráfico, seu campo de atuação profissional, ocupava grande parcela de seu universo. Para os colegas, amigos chegados, Newton era a fonte de informação e inspiração. Recorria-se à sua memória, ao seu imaginário às suas estupendas coleções de imagens sobre os mais diversos temas (embalagens de comida, carros, panfletos populares mexicanos, rock, etc).

Essas coleções e os livros de sua biblioteca (arrumados nas estantes pelas cores das lombadas, uma invenção classificatória para memorização visual) formam parte do acervo doado por sua mãe, Semíramis Montenegro, ao CentroEsdi. A outra parte, correspondente à sua produção, pode ser classificada em: projetos profissionais no campo da comunicação visual,editorial e comercial; investigações artísticas/científicas com base na geometria; literatura (inúmeras poesias, roteiros, cartas, proposições); e a atividade didática que exerceu na implantação do curso de comunicação visual da Universidade Federal de Pernambuco e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Em seu curriculo profissional destaca-se sua atuação no escritório de Aloisio Magalhães, entre 1968 e 1972, onde dirigiu diversos projetos, entre eles a marca do Banco Mercantil do Brasil e a do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, Banrisul, a identidade visual da Indústria de Azulejos Iasa e do Elevadores Apolo. Fez parte da equipe de designers do Departamento de Programação Visual da Whyte Martins. Como free-lancer, realizou inúmeros projetos gráficos (marcas, catálogos, cartazes e letreiros de filmes, livros etc) . No segmento editorial, é notável seu trabalho na formulação de conteúdo e forma da coleção de livros sobre alimentação e culinária natural, da editora CorreCotia, em parceria com a escritora Sonia Hirsch.

Antes de sua morte, ocorrida prematuramente em 7 de janeiro de 1991, Newton havia conceituado um curso para ser ministrado na PUC no semestre seguinte. O título do curso, "O Olhar Analítico", poderia servir como definição de uma de suas fortes características. Pensava, trabalhava obsessivamente e conseguia, no exercício de seu olhar analítico, flanando pelas ruas e sebos das cidades onde viveu (Rio, Manaus, Recife, São Paulo, Cidade do México) detectar informações precisas, difíceis, inusitadas, para questões suas e dos colegas profissionais, não somente designers mas também cineastas, artistas, editores, nutricionistas, arquitetos, escritores...

Veja algumas imagens do acervo Newton Montenegro:

 

cartaz para o filme bang bang
cartaz do filme Bang Bang folhetos sobre saúde e alimentação folhetos
da correcotia
sobre saúde
e alimentação
livros, livretos e postais com sh
livros, livretos e postais com Sonia Hirsch livros com Sonia Hirsch

bolo'bolo

e livros de sh

imagens acervo CentroEsdi

livros de sonia hirsch BLOG | EXTRAS | CONTATO | COMPRAR | HOME