ninfa e fauno

livros de sonia hirsch BLOG | EXTRAS | CONTATO | COMPRAR | HOME

Mathilda Kovak

AQUILO
AQUELAFASE

AQUELACOISA
AAAAARGHHH

TPM

 

Brigou com o filho, deu um passa-fora no marido, despediu a empregada, jurou ódio mortal à melhor amiga e correu à janela para se jogar. Nesse exato momento sentiu um molhadinho entre as pernas, rumou para o banheiro e não deu outra: menstruada! Ufa. Tudo superado. Era só TPM.

TPM, ou tensão pré-menstrual, tem sido o inferninho particular da mulher moderna. As antigas viviam mais preservadas, normalmente só trabalhavam em casa, de modo que podiam recolher-se ao leito com uma indisposição que se prolongava até o fim "daqueles" dias.

Pesquisa feita num presídio feminino dos EUA mostrou que 50% das presas cometeram os delitos fatais durante o período pré-menstrual. Entre as que provocaram acidentes de trânsito, 52% estavam na mesma situação. Os juízes são até mais benevolentes com as mulheres criminosas quando elas alegam TPM, e há mesmo que dar um desconto, porque tem dias em que a gente fica doida, prontinha para rosnar e morder (no mínimo).

Às vezes é tão infernal que os sintomas duram da ovulação até a menstruação, sem sabermos que são agravadíssimos por hábitos alimentares, stress, drogas e até relações domésticas: segundo as pesquisas, um dos piores fatores de risco para TPM é... viver com um homem! Professoras e funcionárias públicas gozam até hoje de um indulto menstrual. Podem faltar três dias por mês, vejam só, certamente para não estrangularem alunos e chefes.

Claro que nem todo mundo sente a tensão pré-menstrual com tanta ênfase, e há as que nem sentem. Quem sofre mais são as estressadas, as mais velhas e as que têm mais estrogênio circulando: gordinhas, ioiô (engordando e emagrecendo o tempo todo) e as que vivem com o intestino preso (quando as fezes se acumulam no intestino, o estrogênio contido nelas, que o fígado degradou e tratou de eliminar, é reabsorvido pelo sangue).

Como isso chega a acontecer? Na primeira fase do ciclo menstrual o óvulo está se preparando para deixar o ovário rumo ao útero. Se a fecundação não acontece entramos na segunda fase, que leva à menstruação. Ou seja, o período acumula toda a tensão de um movimento que não deu em nada, e a menstruação vai limpar o útero de um sangue que não serve mais. Não é nada parecido com a exuberância de uma primavera e um verão, tem os tons mais sóbrios e fechados de um outono e um inverno. A situação sugere recolhimento e repouso, como em qualquer fim de ciclo.

 

Que tipo de TPM você pratica?

bruxa
Alterações bruscas
de humor,
ansiedade, nervosismo, irritabilidade, lentidão
mental,
abatimento, apatia, insônia, vertigem
e depressão, dor de cabeça forte; os sintomas apontam alto nível de
estrogênio
e baixa
progesterona
monstra
Aumento
de peso, flatulência,
inchaço abdominal, edema
no rosto,
nas mãos
e nos pés,
muita
sensibilidade nos seios; indica excesso
de sal no organismo com retenção de líquido
e possível
elevação de aldosterona, hormônio das glândulas adrenais
neurótica
Depressão, impulsos suicidas, crises de choro, confusão mental,
falta de
concentração, dificuldade em verbalizar; pode significar
elevação de progesterona e possível aumento do hormônio andrógeno; também é bom ver
se há
intoxicação por chumbo
comilona
Apetite voraz,
necessidade incontrolável de comer açúcar, sensação de cansaço, palpitações, dor de cabeça e até
desmaios;
isto costuma indicar hipoglicemia reativa
pluriapta
Apresenta vários dos sintomas mencionados e inclui um ou mais dos seguintes: acne, gases, constipação, diarréia,
enjôo, vômito, dor nas costas e problemas respiratórios


Não se preocupe,
todos os tipos têm algo
em comum: melhoram completamente
com uma dietinha,
uns exerciciozinhos
e uns suplementinhos.

 

dietinha é bom

É aquela mesma que a gente adora. Bem variada e rica em cereais integrais, feijões, vegetais e frutas. Muita salada verde temperada com azeite de oliva e limão. Pouca gordura. Pouco sal. Pouco volume de comida. Porções mínimas de carnes, aves, ovos, peixes e queijos. Porções minúsculas de doces, e nada de aperitivos salgados, carnes defumadas, picles ou alimentos preparados na brasa do carvão.

mas não morra de fome!

Fazer dieta, aqui, não pode significar privação.
Regimes de poucas calorias são fatais para quem sofre de TPM. Isso porque o organismo reage diminuindo sua taxa metabólica, isto é, desacelerando a queima de nutrientes do mesmo jeito que a gente desacelera um automóvel para gastar menos gasolina. Desacelerada e impedida de cometer seus pecadinhos diários, a pessoa sente que não é a mesma. Que está mal, passando fome, e está. E já não se reconhece. Aí dá uma angústia que vai indo, vai indo e de repente a joga de cabeça nos sorvetes, biscoitos, doces e massas - sem falar no chocolate.

Chocolate e magnésio são interligados; uma ânsia incontrolável por chocolate pode estar mostrando deficiência de magnésio, em que o cacau é relativamente rico, mas não a ponto de servir como remédio, infelizmente...

Faça cinco pequenas refeições ao longo do dia para resolver o problema. Por exemplo: deixe para comer frutas nos lanches da manhã e da tarde. Ou, se você prefere comer frutas em jejum, deixe o sanduíche para o meio da manhã.

AÇÚCAR faz desperdiçar cálcio, magnésio e vitamina B no processo metabólico. Açúcar em excesso (e o que é excesso varia de pessoa para pessoa) produz sintomas de hipoglicemia e conseqüentemente ansiedade, depressão e desejo de mais açúcar.

ÁLCOOL também provoca hipoglicemia e deveria ser evitado, ao menos na segunda fase do ciclo.

SAL força a retenção de líquidos, inclusive nos seios, provocando edema generalizado e sensação de peso.

CAFEÍNA aumenta a tensão e a sensibilidade, agrava
a hipoglicemia e chateia o fígado, que já pode estar pra lá de chateado nessa ocasião.

Comer alimentos ricos em fibra é fundamental para auxiliar a eliminação das fezes, e do estrogênio junto com elas.

Reduzir óleo, manteiga, margarina e carnes diminui também a necessidade de sal e alivia o trabalho do fígado.

suplementinhos

Incluem cálcio, vitamina B6 e magnésio. Foi verificado que o sangue tem menos cálcio dez dias antes da menstruação, o que basta para deixar qualquer uma nervosa e tensa, já que o cálcio acalma. A vitamina B6, piridoxina, está quase sempre faltando e nunca é demais, que dirá nessa fase. E a ausência de magnésio nas células, quase sempre constatada na TPM, prejudica o equilíbrio delas, atrapalha a ação do cálcio e dá aquela vontade danada de comer chocolate.

Os suplementos têm se mostrado eficazes para tratar a TPM nas seguintes doses (não tome sem supervisão médica, isto aqui é só uma informação!):
50 a 100 mg de vitamina B6, piridoxina, tomados com complexo B;
600 a 800 mg de citrato de magnésio; 1.000 mg de citrato de cálcio.

Outros suplementos indicados são os que contêm ácidos graxos essenciais, como os ácidos linoleico, gamalinoleico e araquidônico. O óleo de prímula, em doses de 1.5 g duas vezes ao dia e associado à B6, tem se mostrado muito eficiente em casos difíceis de TPM. Especificamente contra edemas, ginkgo biloba em extrato sólido, tomado em doses de 40 mg três vezes ao dia, tem o poder de contrair os minúsculos capilares sanguíneos através dos quais os líquidos vazam para os tecidos. Contra depressão, choro e memória fraca têm sido usados dois a seis gramas diários de tirosina, aminoácido que ajuda a controlar a depressão e o apetite estimulando as funções cerebrais.

 

exerciciozinhos

Uma caminhada de uma hora por dia, num passo apertado que deixe você ligeiramente ofegante, já é o suficiente. Oxigena o sangue e o cérebro, tonifica os músculos, fortalece os ossos, lubrifica as articulações, estimula o funcionamento do intestino, melhora o metabolismo durante o dia inteiro e ajuda a perder as gordurinhas. Tá bom ou quer mais? OK, então ande duas vezes por dia, de manhã e à tarde, ou invente outra coisa: bicicleta, natação, dança, tênis, peteca...

chás, ervas & raízes

Qualquer protetor hepático é bem-vindo: chás de dente-de-leão, boldo, carqueja e artemísia, 3 xícaras ao dia; tinturas de dente-de-leão e de bardana, meio conta-gotas duas vezes ao dia.

homeopatia

Para quem está de mau humor, irritada, cheia de gases e com o intestino preso, Lycopodium é uma boa sugestão.

Mas se a moça fica de humor instável, ou triste e chorosa, com os olhos inflamados e o nariz escorrendo logo antes de menstruar, pode ser um caso de Pulsatilla. Em que dosagem? A critério da médica, como sempre.

Em caso de emergência, se você mesma tiver que decidir a dosagem, para ter segurança fique sempre nas baixas potências dos remédios: dinamizações de 3c a 6c no máximo, em doses de até 5 gotas ou 5 glóbulos de 2 em 2 horas.

   
So para mulheres sorriso rosa louca torre Central do Brasil cena de rua familia Lobo Mathilda Kovak corpo feminino casal lindo Andréa

teatro de rua havaianas tear Carol na janela mulher de burka velhinha à vontade Nena

Denise e Flavia rapazes familia Lobo modelo ah, que bom! moças em festa sonia hirsch pubis

 

FOTOS  DE NAIR BENEDICTO, PAT NEVES, RICARDO FUNARI, J.R.RIPPER, FERNANDO SEIXAS, CESAR DUARTE, CESAR LOBO, GRAÇA FROSS, ALVARO CRAVEIRO, LUCAS VAN DE BEUQUE, ANGELA MASCELANI, LUIZA CÔRTES, MOYSÉS FUKS, CARLOS LAGOEIRO, THECLA SLOOT, SÉRVULO RANGEL, WILLEM HEKKEMA, SONIA HIRSCH. LOBO FOTOGRAFOU MATHILDA KOVAKMORRENDO DE RIR COM O CHICLETE NA BOCA, NO ALTO DA PÁGINA.
livros de sonia hirsch BLOG | EXTRAS | CONTATO | COMPRAR | HOME